PAD 1 - O que é?



 PAD 1 - DIREITO ACHADO NA RUA

O QUE É?


As disciplinas de Prática e Atualização do Direito (PAD), por si só, carregam em si a característica de se proporem a ser diferenciadas com relação às outras matérias ofertadas na grade curricular normal. A intenção é que, em PAD, as (os) professoras (es) tenham maior liberdade temática e metodológica, propiciando a(o) aluna(o) se inserir num sistema de ensino que não segue os moldes tão tradicionais.

 Nesse sentido, as disciplinas de PAD costumam ser variadas e inovadoras, passando por temas que ainda sentem dificuldade de se inserirem no currículo tradicional e pouco flexível das matérias obrigatória e optativas, mas que se fazem necessárias dadas as constantes transformações pelas quais o Direito passa.

Assim, nos últimos semestre vemos matérias como Gênero e Direito, Direitos Indígenas, Direito Homoafetivo, Direitos Humanos e produção cinematográfica alem do próprio Direito Achado na Rua sendo ofertadas como PAD.

A disciplina PAD 1 – Direito Achado na Rua se insere nesse contexto de tentar trazer para sala de aula uma vertente crítica do Direito que ainda não encontra espaço dentre as matérias tradicionalmente ofertadas.

Por sua própria estrutura organizacional, a disciplina se diferencia. Ao priorizar a produção de artigos pelas(os) alunas(os) e o debate dos textos pelas(os) mesmas(os) ao invés de aulas meramente expositivas, tira-se o foco de detentor de conhecimento do professor e passa-se essa característica as(aos) alunas(os), que assim encontram a oportunidade de se expressarem e de também produzirem e trocarem conhecimento, numa relação não hierarquizada, mas sim dialógica com os demais.

 Além disso, a matéria é acompanhada pelo Projeto de Educação Tutorial da faculdade de Direito, PET –Direito como uma vertente de sua parte de ensino.  Os petianos e as petianas acompanham a disciplina e ajudam o professor a pensar em sugestões de textos, disponibiliza-los, repensar constantemente a estrutura da disciplina e sua organização, além de se colocarem a disposição dos alunos e alunas para quaisquer outras dúvidas. 



P.S: Esta é uma disciplina ofertada pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário